Tecnologia valoriza o tradicional
Há produtos típicos e tradicionais que muito podem ganhar com as novas tecnologias e exigentes processos de produção. Júlia Fernandes tem assumido essa opção estratégica para a valorização do concelho de Vila Verde e para a sustentação do desenvolvimento rural.
“O concelho de Vila Verde é uma terra privilegiada e uma referência, quando se fala do recurso às novas tecnologias para valorização dos produtos típicos e tradicionais, das nossas freguesias e dos nossos antepassados”, atesta a líder da candidatura do PSD ao Município de Vila Verde.
À boa imagem dos muitos produtos da linha Namorar Portugal, também os queijos são também um bom exemplo quanto ao sucesso da aliança entre “modernidade e tradição”, como Júlia Fernandes pôde reiterar numa visita à unidade de produção industrial que a Lactimercados decidiu instalar em Gême.
As receitas usadas há mais de um século por “uma minhota de gema” – a “bisavó Ana” – resultam hoje nos queijos da Quinta dos Moinhos Novos, que têm ganho vários prémios nacionais.
Ainda hoje podemos ter as bicas de queijo que resultavam da transformação do “leite que o vitelo ou o borrego não mamavam”. Temos também os queijos de leite de cabra, ovelha, vaca e de mistura. E ainda os sabores especiais com pimenta rosa, malagueta e azeitonas.
A produção destes queijos artesanais respeita todos os parâmetros de segurança e controlo. A confiança e o sabor é que estão cada vez mais apurados!