Júlia Fernandes tem um percurso de vida fortemente dedicado à causa pública e ao trabalho a favor da comunidade. Tem 53 anos de idade, é casada e mãe de dois filhos: a Marília e o Miguel. Foi professora e dirigente escolar. Tem um percurso de vasta experiência política e autárquica. Exerce atualmente funções de vereadora no Município de Vila Verde, responsável pelos pelouros de Educação, Cultura e Ação Social. Preside à Aliança Artesanal.
Natural de Vila Verde, Júlia Fernandes é uma apaixonada do trabalho artesanal que hoje marca a identidade do concelho associada aos Lenços dos Namorados. Aprendeu a bordar aos 5 anos, com a mãe. Fez parte do Grupo Folclórico de Vila Verde e desde sempre esteve ligada a movimentos associativos.
Licenciada pela Universidade do Minho em Ensino de Português-Francês, o percurso profissional está fortemente ligado à educação. Foi professora do ensino básico e secundário, na Ribeira do Neiva e na Secundária de Vila Verde – onde exerceu também funções de vice-presidente do Conselho Executivo. Teve um papel particularmente ativo na concretização das publicações das Antologias de Jovens Escritores Vilaverdenses.
Como vereadora no Município de Vila Verde, Júlia Fernandes lidera áreas que vão da educação e cultura, à ciência, artesanato, património cultural, cooperação, relações internacionais e apoio às comunidades emigrantes e imigrantes, juventude, turismo, habitação e luta contra a pobreza.
É responsável por eventos de referência do concelho, como as Jornadas Sá de Miranda, Na Rota das Colheitas e programação de ‘Fevereiro, Mês do Romance’ e Namorar Portugal.
Durante vários anos, Júlia Fernandes foi o rosto e a principal impulsionadora da Comissão de Proteção das Crianças e Jovens no concelho. A publicação da obra “O Direito da Criança – conhece os teus direitos”, distribuída gratuitamente a todas as crianças do pré-escolar e dos 1º e 2º ciclos, é uma das iniciativas com impacto no concelho.
Júlia Fernandes é atualmente Conselheira Local para a Igualdade, com especial intervenção nos aspetos relativos à igualdade de género, na educação para a cidadania, não discriminação entre homens e mulheres, proteção da maternidade e da paternidade, conciliação da vida profissional, pessoal e familiar de homens e mulheres, do combate às formas da violência de género, do apoio às vítimas e do combate ao tráfico de seres humanos.
No trajeto político, Júlia Fernandes foi eleita pela primeira vez deputada à Assembleia Municipal de Vila Verde com 22 anos de idade, tendo cumprido cinco mandatos. Integrou também a Assembleia de Freguesia de Vila Verde, como secretária, no mandato de 1997/2001. Foi eleita vereadora, pela primeira vez, em 2009.